Dicas de Iluminação para Sala de Estar

Sala de EstarEsse ambiente deve ser muito bem explorado porque geralmente é um local que atende a diversas situações de uso como, por exemplo, reunir a família e os amigos, assistir televisão e ler. Nesse caso você pode ter quatro situações:

(a) Luz geral: responsável por iluminar todo o ambiente. O indicado é iluminação uniforme direta através de lustre, pendente ou arandela.  Cuide para que não haja ofuscamento para as
pessoas que sentarão no sofá .

(b) Luz direta: indicada para destacar objetos de decoração, quadros, esculturas ou porta retratos. Dê preferência para os spots de embutir ou de sobrepor com lãmpada halógena ou AR.

(c) Luz indireta: ideal para criar um ambiente de relaxamento especialmente na hora de ouvir música ou assistir televisão. Utilize uma coluna ou um abajur.

(d) Luz complementar: ideal para cantos de leitura ou para decoração. Você pode utilizar abajures e colunas que podem estar posicionados ao lado de poltronas ou na lateral do sofá e iluminarão o plano de leitura. Ou ainda, utilizar abajur sobre um aparador. É uma peça muito decorativa e a iluminação difusa pode valorizar ainda mais o espaço.

Dados Técnicos:

Nível de lIuminância: de 50 a 100 lux
Nível de lIuminância para leitura: 500 lux
Temperatura de cor: até 3.0
IRC: de 90 a 100

tags: , , , ,
Veja também
Buscar
Dicas Receba Dicas em seu E-mail
Marcas OSRAM TASCHIBRA LUXRAM